Ombros europeus (mangas)

Nesta lição mostramos-lhe, passo a passo, como levantar malhas para as mangas, tricotar em carreiras encurtadas para a cabeça da manga e como diminuir a meio da parte interna da manga. Seguimos o modelo de um pulôver de criança Sweet Peppermint (DROPS Children 47-12) tamanho 2 anos, mas não se esqueça de verificar o número de malhas/de aumentos para o tamanho que escolher!

No fundo da página encontra um vídeo que pode ajudar, bem como um formulário onde pode pedir ajuda às nossas experts se precisar!

Vamos começar!

Já tricotámos o corpo e estamos prontas para tricotar as mangas.

Tricotamos com 2 fios, o DROPS Lima na cor no. 9029, verde salva, e o DROPS Kid-Silk na cor no 45, menta suave, com agulhas 5 mm. Usamos 1 fio de cada qualidade, mas pode usar o fio e seguir o número de malhas indicado no modelo que está a tricotar.

Colocar a peça sobre uma superfície plana e colocar 1 marcador no topo da cava (NOTA! Não se trata do ponto em que se levantaram malhas para a frente mas cerca de 3 cm mais abaixo, o que marca o topo do ombro). A foto mostra as costas.

Com a agulha circular 5 mm e 1 fio de cada qualidade, começar a meio das malhas montadas na parte interna da manga esquerda e levantar 42 malhas à volta da cava esquerda – certificando-se de que há um número igual de malhas de cada lado do marcador.

Tricotar em ponto meia em idas e voltas com carreiras encurtadas para a cabeça da manga, o que forma uma manga mais perfeita. Carreira 1 (pelo direito): Tricotar até 4 malhas depois do marcador, virar.

Carreira 2 (pelo avesso): Tricotar até 4 malhas depois do marcador, virar.

Carreira 3 (pelo direito): Tricotar até 8 malhas depois do marcador, virar.

Carreira 4 (pelo avesso): Tricotar até 8 malhas depois do marcador, virar.

Carreira 5 ((pelo direito): Tricotar até 12 malhas depois do marcador, virar.

Carreira 6 (pelo avesso): Tricotar até 12 malhas depois do marcador, virar.

Carreira 7 ((pelo direito): Tricotar até ao princípio da carreira.

Os marcadores roxos mostram onde virámos depois de cada carreira encurtada (à parte a carreira de cima).

Continuar a tricotar em ponto meia em redondo em todas as malhas. Colocar 1 fio marcador no princípio da carreira (marca o meio da parte interna da manga) e fazer com que o fio marcador siga o trabalho.

Começar no fio marcador e tricotar em ponto meia. Quando a manga medir 5 cm a partir do ponto onde se levantaram malhas, diminuir 2 malhas na parte interna da manga– ver DIMINUIÇÕES abaixo. Diminuir desta maneira a cada 3 cm num total de 5 vezes = 32 malhas.

DIMINUIÇÕES:
Diminuir 1 malha de cada lado do fio marcador da seguinte maneira: Tricotar até restarem 3 malhas antes do fio marcador, tricotar 2 malhas juntamente em meia, 2 malhas meia (o fio marcador fica entre estas 2 malhas), passar 1 malha como se fosse para a tricotar em meia, tricotar 1 malha meia e passar a malha que se passou por cima da malha tricotada.

Continuar até a manga medir 20 cm a partir do ponto onde se levantaram as malhas. Ainda faltam 6 cm para se obter o comprimento final; experimentar o pulôver e tricotar até ao comprimento desejado antes de começar o canelado.

Tricotar 1 carreira meia aumentando 8 malhas distribuídas de forma regular = 40 malhas. Fazer aumentos antes do canelado proporciona uma transição mais perfeita entre a manga e o canelado.
Mudar para as agulhas de pontas duplas 3.5 mm.

Tricotar em canelado (2 malhas meia, 2 malhas liga) durante 6 cm. Arrematar frouxamente o canelado. A manga mede cerca de 26 cm a partir do marcador.

MANGA DIREITA:
Tricotar da mesma maneira como se fez para a manga esquerda.

O pulôver está quase terminado!

A etapa final é tricotar a gola. Veja como fazer na nossa próxima lição: Ombros europeus (gola).

Precisa de ajuda?

Se necessita de mais informações acerca de pontos ou técnicas diferentes, encontra uma lista de vídeos e de lições, que a podem ajudar:

Deixe um comentário ou uma pergunta acerca desta lição

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados com um *