Ombros europeus (frentes)

Os pulôveres e os casacos com ombros europeus têm uma forma perfeita, em que os ombros assentam ligeiramente para trás e na diagonal (também são chamados de ”ombros diagonais”). Os modelos com ombros europeus são tricotados de cima para baixo, são ligeiramente oversized e, por norma, não é necessário fazer costuras.

Primeiro, tricota-se a parte de cima das costas, depois, apanham-se malhas para a frente esquerda e, em seguida, levantam-se malhas para a frente direita. Unem-se as peças, fazem-se aumentos para as cavas e continua-se a tricotar a peça em redondo. Quando o corpo está terminado, apanham-se malhas para as mangas, tricota-se a cabeça da manga em idas e voltas e o resto da manga é tricotado em redondo.

Nesta lição, mostramos-lhe, passo a passo, como tricotar a primeira parte das costas e como fazer os aumentos para criar os ombros europeus. Seguimos o modelo de um pulôver para criança Sweet Peppermint (DROPS Children 47-12), tamanho 2 anos, mas não se esqueça de verificar o número de malhas/de aumentos para o tamanho que escolher!

No fundo da página encontra um vídeo que pode ajudar, bem como um formulário onde pode pedir ajuda às nossas experts se precisar!

Vamos começar!

Tricotamos com 2 fios, o DROPS Lima na cor no. 9029, verde salva, e o DROPS Kid-Silk na cor no 45, menta suave, com agulhas 5 mm.

Montar 20 malhas com 1 fio DROPS Lima, 1 fio DROPS Kid-Silk a agulha 5 mm – ou com o fio e o número de malhas indicado no modelo para o tamanho que quer fazer. Esta orla forma a parte de cima do decote das costas. Veja a linha contínua no esquema das medidas

Tricotar 1 carreira liga pelo avesso.

Colocar 1 marcador a 3 malhas dos rebordos de cada lado da peça. Estes marcadores vão continuar a ficar a 3 malhas dos rebordos em todas as carreiras.

Tricotar então em ponto meia em idas e voltas. AO MESMO TEMPO, fazer um aumento com inclinação para a esquerda DEPOIS do marcador no princípio da carreira, visto pelo direito, da seguinte maneira:
Com a ponta da agulha esquerda levantar o fio que está entre as 2 malhas da carreira anterior – levantar o fio pela frente.

Tricotar esta nova malha por trás.

Fazer 1 aumento com inclinação para a direita ANTES do marcador no fim da carreira, visto pelo direito, da seguinte maneira:
Com a agulha esquerda levantar o fio que está entre as 2 malhas da carreira anterior – levantá-lo por trás.

Tricotar a nova malha pela frente.

Na carreira seguinte (avesso da peça) aumentar da mesma maneira.
Fazer 1 aumento com inclinação para a esquerda DEPOIS do marcador da seguinte maneira:
Com a agulha esquerda levantar o fio que está entre as 2 malhas da carreira anterior -, levantar o fio por trás.

Tricotar esta nova malha em liga pela frente.

Fazer 1 aumento com inclinação para a direita ANTES do marcador da seguinte maneira:
Com a agulha esquerda levantar o fio entre as 2 malhas da carreira anterior – levantar o fio pela frente.

Tricotar a nova malha em liga por trás.

Continuar desta maneira, fazendo aumentos tanto pelo direito como pelo avesso da peça num total de 14 vezes em cada lado, ou de acordo com os números indicados nas explicações que está a seguir. Depois do último aumento, há 48 malhas. As linhas contínuas no esquema de medidas mostram até onde chegou.

Tricotar 4 carreiras sem aumentos.

Mudar a posição dos marcadores de maneira a que fiquem nas malhas exteriores de cada lado da peça. Passar a medir a peça a partir daqui.

Continuar em ponto meia em idas e voltas durante mais 5 cm, ou até às medidas indicadas nas explicações que está a seguir, medindo a partir do marcador na malha mais exterior da cava.

Aumentar então 1 malha de cada lado, aumentando sempre a 3 malhas dos rebordos – não se esqueça dos AUMENTOS PELO DIREITO – ver abaixo. Aumentar a cada 2 carreiras (todas as carreiras do direito) num total de 4 vezees = 56 malhas.

AUMENTOS PELO DIREITO:
Aumento inclinado para a esquerda, DEPOIS do marcador:
Com a agulha esquerda levantar o fio entre as 2 malhas da carreira anterior pela frente e tricotá-lo por trás.
Aumento inclinado para a direita, ANTES do marcador:
Com a agulha esquerda levantar o fio entre as 2 malhas da carreira anterior por trás e tricotá-lo pela frente.

Continuar desta maneira até a peça medir 9 cm, ou até às medidas indicadas no modelo que está a fazer – medir na malha do rebordo ao longo da cava.

Cortar o fio, colocar as malhas em espera num fio ou num alfinete de malhas.

A primeira parte das costas está terminada.

O passo seguinte é tricotar a frente. Veja como fazer na nossa lição: Ombros europeus (frente)

Precisa de ajuda?

Se necessita de mais informações acerca de pontos ou técnicas diferentes, encontra uma lista de vídeos e de lições, que a podem ajudar:

Deixe um comentário ou uma pergunta acerca desta lição

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios estão assinalados com um *